Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O jogo de Futebol

Beatriz Vilar é apaixonada – ainda que sem entender ao certo as regras e para qual lado o time dela joga e corre – por futebol. Quase sempre, quando se iniciam as partidas, ela senta do meu lado e fica prestando atenção no “corre-corre” dos atletas, por menos 30 minutos do primeiro tempo.
Palmeirense por imposição do pai, a pequena acabou aprendendo a amar as cores verde e branco. Basta me ver com a camisa do time, que pede para vestir a dela também. Ficamos os dois na frente da televisão. Eu roendo as unhas – como quase sempre – com a palavra solta.
Cheguei – inclusive - à conclusão de que a pequena Beatriz Vilar faz perguntas sobre futebol na seguinte proporção: quanto mais humilhante a situação do Palmeiras, mas as perguntas são perspicazes e – por vezes – irritantes, eu diria que até humilhante para quem já está suficientemente deprimido com a derrota de seu time de futebol.
Mas, Beatriz Vilar não tem pena de nada, nem de ninguém. Do alto de sua sabedoria, a pequena reversa entre olhar a tela da televisão e fixar as órbitas oculares nas minhas unhas ruídas.
Eis que ela começa:
- Pai, por que o Palmeiras perdeu novamente?
Eu olho para ela com um silêncio que por si só já é a resposta.
Mas, Beatriz Vilar não se contenta.
- Pai, o Palmeiras não é o de verde?
- É...
- Então, por que o Palmeiras perdeu novamente?
Não há – definitivamente – como deixá-la sem resposta...
- Bem, Beatriz, não se pode ganhar todas, não é mesmo? Às vezes, no esporte, a gente ganha. Às vezes, a gente perde. O importante é torcer. Vibrar e se emocionar com o fato de ser apaixonado por futebol, no nosso caso pelo Palmeiras.
- Ah, tá! Então hoje eu vou torcer por este outro time. Quando o Palmeiras ganhar, eu torço por ele.
- Mas, não se pode ser assim Bia. A gente tem que aprender a ganhar e a perder.
- Certo. Então, porque o Palmeiras não ganha pelo menos as partidas em que eu estiver assistindo.
Eu suspiro.
- Vou falar isso para os jogadores do Palmeiras, então. Para que eles ganhem pelo menos as partidas que você tiver assistindo.
- Oxe, se você for falar com eles, fale logo para eles ganharem todas, então!
Bem, eu esqueci a raiva do meu time e cai na gargalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário